CERTIFICADO SSL | O SEU SITE ESTÁ SEGURO?

SE TROCA DADOS, ATRAVÉS DO SEU SITE, COM OS SEUS CLIENTES OU UTILIZADORES, SAIBA PORQUE DEVE ADQUIRIR UM CERTIFICADO SSL

 

 

1. Antes de mais, o que é e qual a utilidade do Certificado SSL?

O certificado SSL é um método utilizado para proteger e encriptar informações confidenciais dos seus clientes/utilizadores, como cartões de crédito, nomes de utilizadores, passwords, dados financeiros e outros dados enviados pela Internet.

Ao ter um certificado SSL transmite, aos seus visitantes, a plena confiança de que os dados por eles trocados são tratados de forma segura, impedindo o acesso de terceiros.

Esta proteção é criada a partir de uma chave de criptografia forte, que torna impossível descobrir o conteúdo localizado dentro dessa chave.

As páginas dos sites protegidas com SSL serão identificadas com o protocolo HTTPS.
2. Quais as vantagens de passar para HTTPS?

Desde logo, segurança. Com o HTTPS os hackers não serão capazes de captar dados confidenciais, já que o certificado SSL bloqueia ataques.

Confiança. Através do certificado SSL irá mostrar aos seus visitantes e/ou clientes que se preocupa com os dados pessoais e com a segurança do site.

Rankings. O algoritmo do Google favorece sites seguros! Os sites com certificado SSL serão favorecidos nos resultados de pesquisa.

3. Quem deve usar o Certificado SSL?

Qualquer pessoa ou empresa que faça negócios online deve ter um certificado SSL no seu site.
Os certificados são, habitualmente, utilizados em lojas online, mas podem também ser usados em qualquer site que troque informações sensíveis.

4. Que tipos de certificados existem?

Protocolos para certificação de domínios – Com este tipo de certificado receberá um selo estático para inserir no seu site, mostrando aos seus visitantes que você usa um Certificado SSL e que estão seguros. O selo estático é apenas uma imagem comum com a logo da sua entidade certificadora. Essa imagem é utilizada para indicar que o website está a utilizar um Certificado SSL, e não tem nenhum tipo de validação.

Protocolos para certificação da empresa – Com este tipo de certificado receberá um selo dinâmico para inserir no seu site, mostrando todos os dados confirmados sobre a sua organização, diretamente com a entidade certificadora e em tempo real. O selo dinâmico é uma imagem cuja função é apresentar informações relevantes de sua organização para os visitantes.

Protocolos para certificação alargada – Estes certificados possuem um maior grau de validação. Este certificado, apesar de ser o mais caro, é o único capaz de deixar a barra de endereços do seu site totalmente verde.

5. Quando usar um certificado Single Domain, Wildcard ou Multidomain?

Os Single Domain são utilizados quando é preciso certificar apenas 1 domínio. Os Wildcard validam todos os subdomínios de um determinado domínio. Os Multi Domain são utilizados quando você deseja proteger mais de um site, aplicação ou servidor com o mesmo certificado.

6.Quanto tempo demora o meu certificado a ser emitido?

O tempo de emissão dos certificados dependerá, sempre, do tipo de certificado SSL que pretende instalar no seu site.

O certificado para validação de domínio poderá demorar até 24 horas a ser emitido, após a respectiva validação.

O certificado para validação da empresa pode demorar até 2 dias a ser emitido, após a validação por domínio, apresentada a documentação e após um callback telefónico.

O certificado para validação alargada pode demorar até 4 dias a ser emitido, após validação por domínio, apresentada a documentação, após um callback telefónico personalizado e preenchimento/assinatura de documentação enviada pela entidade certificadora.

7. Qual o prazo de validade do certificado SSL?

Os certificados SSL, normalmente, são renováveis ao final de um ano.

Contudo, dependendo das necessidades da sua empresa, será aconselhável que renove mais cedo.

 

O QUE FAZER :

 

Tem até Outubro para instalar o certificado SSL ou a Google irá marcar o seu website como “Não seguro”!

O Google Chrome v68, previsto para Julho, irá informar e alertar os utilizadores sobre os websites sem Certificados de Segurança.

É imperativo que os proprietários dos websites sem SSL migrem para HTTPS.

Saiba como a UTTER o pode ajudar. Proteja os dados dos seus clientes e aumente a segurança e confiança no seu site!

#RGPD

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *